Olá, Xbox One. Muito prazer em te conhecer. Nos fale um pouco mais sobre você.
Nos despedimos do nome Durango e de todos os seus rumores para dar as
boas vindas ao console da Microsoft, que foi anunciado nesta
terça-feira (21), em uma apresentação de um pouco mais que uma hora focada principalmente nas funcionalidades e nos detalhes da nova plataforma.
Tentamos reunir aqui tudo o que vimos durante o evento, e também
aquilo que não foi dito ou esmiuçado pelos representantes da Microsoft.
Adicionamos também algumas informações que acabaram aparecendo depois
que os jornalistas que assistiram à revelação do Xbox One, lá em
Redmond, nos EUA, conseguiram trocar algumas palavrinhas com os grandes
nomes da empresa.
Vamos editando este post de acordo com novas informações que devem
surgir nas próximas horas. Por enquanto, aqui está tudo o que sabemos
sobre o novo console da Microsoft:
Durante a apresentação, a Microsoft se esforçou para deixar claro que
o Xbox One é bem mais poderoso do que o Xbox 360, em termos de
hardware. E parece ser mesmo.
A CPU tem oito núcleos, os 512 Mb de RAM foram elevados para polpudos
8 Gb DDR 3, e o console tem um novo disco rígido de 500 Gb desenvolvido
dentro da própria empresa. Vai-se o drive de DVD e chega o Blu-ray,
depois de passar uma boa temporada apenas no PlayStation 3. O aparelho
tem duas entradas USB 3.0, uma saída e uma entrada HDMI, uma porta de
rede e tem suporte a Wi-Fi.
Segundo artigo publicado na Wired,
um único chip de 40 nanômetros contém ambas a CPU e a GPU, em vez do
chip de 90 nm do 360. A Microsoft também promete que tudo isso vai ser
mantido resfriado sem barulho.
O Xbox One também vai ser integrado com a plataforma Azure, de
processamento na nuvem, da Microsoft. Isso significa que todos os seus
jogos baixados e instalados, além dos achievements, vão ficar
sincronizados online e poderão ser acessados qualquer console que tenha o
seu perfil. Isso abre também a possibilidade para partidas multiplayer
com mais pessoas ao mesmo tempo (até 128 pessoas, um limite bem maior
que o atual, de 32).
Logo depois da apresentação, a Nvidia avisou que trará suporte ao
XOne através dos kits de desenvolvimento das tecnologias PhysX (que
cuida de física e efeitos visuais) e APEX (que integra a PhysX ao resto
do jogo).
Apesar de usar o Blu-ray, todos os jogos serão automaticamente
instalados no HD do console na primeira vez que você rodar o disco.
Depois dessa instalação, você inclusive não precisará mais do disco
original para jogar.
Assim como o Wii, o Wii U e o PlayStation 4, o novo console da
Microsoft também vai poder baixar atualizações da internet enquanto esta
em modo standby.
KINECT
O novo Xbox foi apresentado junto com a nova versão do Kinect – a qual virá junto na caixa desde o início.
A versão renovada do periférico é bem mais precisa que a original.
Segundo a empresa, ele vai ter um reconhecimento aprofundado dos
movimentos do corpo (pegando o giro dos membros, por exemplo) e de
profundidade, além de detectar o ritmo cardíaco do jogador, a pressão
feita nos seus músculos e até a sua expressão facial.
Nas suas entranhas, ele tem uma câmera de 1080p com um alcance 60% maior
que o do acessório original e pode captar vídeos a 60 quadros por
segundo em chamadas via Skype, por exemplo.
CONTROLE
O que era bom está com cara de que ficou ainda melhor. O controle do
Xbox One é uma versão melhorada do antigo e elogiado controle do Xbox
360. A Wired fez um vídeo mostrando a sua fabricação:
Além de finalmente consertarem o D-pad (que já havia sido arrumado em versões especiais e limitadas do antigo controle),
ele também está diretamente conectado ao Kinect e responderá a
movimentos, como o falecido Sixaxis do PlayStation 3. A fonte de força
também foi integrada ao design, o que significa adeus à bateria/pilha
removível que tanto atormentava os jogadores.
A grande novidade do controle está na possibilidade de colocar
feedback nos botões de gatilho, o que deve melhorar muito a resposta de
uma arma em um shooter, ou da aceleração de um carro em um jogo de
corrida.
Os botões de “start” e “back” do controle foram subtituídos por um botão
de acesso ao menu (que deve ser similar ao start) e outro para trocar
de aplicativos rapidamente.
RETROCOMPATIBILIDADE
O Xbox One não será retrocompatível com jogos de Xbox 360. Nenhuma
surpresa até aí, levando em consideração que a arquitetura dos consoles é
bastante diferente – Power PC do antigo e x86, no novo. Vale lembrar
que o PlayStation 4 também não será compatível com jogos do PS3.
JOGOS USADOS E CONEXÃO OBRIGATÓRIA
As maiores dúvida em relação ao novo console continuam sendo a sua suposta conexão obrigatória e o seu bloqueio a jogos usados.
Don Mattrick confirmou que o sistema “always online” não passava de
um rumor: “O Xbox One não precisa estar sempre conectado. Criamos o
consoles para que você possa jogar e assistir a filmes de Blu-ray ou TV
mesmo que você perca a sua conexão com a internet”. Tudo certo até aqui.
Quanto aos jogos usados, aí a situação fica um pouco mais embaçada. Usando a mesma tática alienante de relações públicas da Sony, a Microsoft está dando respostas vagas para essa questão.
Por enquanto, a única resposta oficial é: “Estamos desenvolvendo o
Xbox One para permitir que consumidores possam trocar e revender seus
jogos usados. Teremos mais detalhes sobre o assunto em breve.” Esperamos
que isso não signifique que essa funcionalidade vá depender da boa vontade das publishers.
Dada a natureza do console em instalar todos os jogos no seu HD, a
The Verge e a Wired acreditam que haverá algum tipo de licença digitial
que você deve comprar para rodar um game usado. Por enquanto, ficamos
apenas na especulação.
JOGOS
A Microsoft já tinha avisado: a apresentação de hoje não é sobre os
jogos, é sobre o console. Isso significa que, além da promessa de novas
franquias, só veremos novos projetos para o Xbox One durante o evento da
empresa na E3 2013.
O pouco que vimos de games começou com a apresentação do britânico
Andrew Wilson, da EA Sports. A EA disse que está preparando conteúdo
exclusivo de FIFA, Madden, UFC e NHL para o novo console. Inclusive, o modo Ultimate Team, de FIFA 14, será exclusivo para o Xbox One.
No palco, também vimos um trailer do esperado Forza Motorsport 5, mostrando os detalhes da textura e do movimento dos carros, mas nada pelo qual já não ficamos impressionados antes com Project Cars ou Driveclub.
Logo depois, eles anunciaram Quantum Break, o novo projeto da Remedy, estúdio criador de Max Payne e Alan Wake.
O trailer mostrado durante a apresentação misturava um diálogo live
action e uma sequência desenfreada de ação, com colisões, explosões e
tiros para lá e para cá. Não dá para ter muita ideia sobre o que será o
jogo.
Para terminar, tivemos o anúncio oficial de Call of Duty: Ghosts.
Nova engine, nova história, novos personagens. Foi mostrado um trailer
com imagens dos bastidores da Infinity Ward, que contou sobre o
desenvolvimento da sua franquia mais poderosa em uma nova plataforma.
Para terminar a apresentação, foi confirmado que o jogo será
temporariamente exclusivo para o Xbox One, apesar de ninguém dizer por
quanto tempo isso deve durar.
MULTIMÍDIA
Batendo na mesma tecla que já vem batendo há anos, a Microsoft deixou
bem claro que o objetivo do Xbox One é se transformar na plataforma
multimídia para todas dominar. O novo console quer ser TV inteligente,
cinema, iPod, browser e guia de programação, tudo ao mesmo tempo.
Boa parte da apresentação de hoje foi dedicada a mostrar o Xbox One
como a única coisa que você precisa ter ligado à sua televisão. E o
primeiro passo para que isso seja possível é tornar a navegação entre
vários tipos de mídia tão rápida que valha mais a pena para o usuário
assistir TV no XOne do que simplesmente mudar o canal no seu televisor.
Logo no começo da conferência, a Microsoft mostrou o quão rápido será
para irmos de filmes para jogos para programas de TV. Falando poucoas
palavras para o sensor Kinect, Don Mattrick pulou entre essas vários
funcionalidades em um piscar de olhos. Parece realmente fácil parar o
seu jogo no meio do caminho para não perder uma partida do seu time do
coração, e depois voltar para onde estava na jogatina.
Além disso, o console vai oferecer uma funcionalidade já conhecida
dos usuários do Windows 8, o Snap. Com ele, é possível colocar pequenos
paineis nas laterais da tela com outros conteúdos multimídia, sem deixar
de assitir/jogar/ouvir o que você já estava curtindo. Assim, enquanto
assiste um filme no Netflix, por exemplo, você pode atender uma chamada
no Skype. É um tanto mal-educado da sua parte não pausar o filme, mas
quem se importa?
Outro foco da apresentação foi a TV inteligente. A Microsoft quer
roubar um naco desse mercado para si, e para isso está oferecendo canais
mais interativos e guias de programação personalizáveis. Você pode
receber notificações quando seu jogador favorito fizer uma cesta naquele
jogo de basquete, e imediatamente acompanhar as estatísticas de todos
os jogadores do time através de um painel lateral, sem parar de assistir
a partida.
O SmartGlass vai continuar sendo usado e aperfeiçoado também, para
que você possa transformar seu tablet ou smartphone em uma segunda tela
totalmente interativa para o seu televisor. No mínimo, teremos um
controle remoto muito caro para mudar os canais no nosso Xbox.
Assim como o PlayStation 4, o Xbox One também terá uma funcionalidade
para gravar e compartilhar vídeos de sua jogatina na internet. Todas as
gravações serão armazenadas na núvem, e o XOne ainda tem uma função que
o permite gravar automáticamente os minutos que antecedem a liberação
de uma nova conquista no jogo. As gravações poderão ser editadas no
próprio console antes de serem compartilhadas na internet.
Então aí está. O foco do Xbox One é no multimídia e no multitasking
verdadeiro, permitindo que você use os aplicativos e assista os canais
que já curte de maneira mais funcional em apenas um aparelho. Se isso
vai pegar, vamos ter que esperar para ver.
Vamos ter que esperar para ver também quantas dessas funções bacanas
irão efetivamente funcionar por aqui. Atualmente, na Live brasileira,
podemos fazer muito pouco além de assistir filmes através do Netflix e
jogar.
XBOX LIVE
A Microsoft disse que deve melhorar as funções da Live, além de
integrá-la ainda mais ao console. Ela também prometeu a diminuição de
lag nas partidas online e um esquema de matchmaking mais avançado,
graças aos seus novos servidores. Ainda não sabemos o que tudo isso
significa na prática.
Para a tristeza de muitos (e alegria da Sony), a Live deve manter o
seu plano pago. Se você já paga mensalidade, ela deve valer tanto para o
Xbox 360 quanto para o Xbox One. A boa notícia é que o Gamerscore e
todas as suas conquistas vão continuar no Xbox One – a ruim é que, como
os jogos de 360 não rodam no One, seus jogos comprados na Live antiga
vão ter que ficar para trás. Além disso, a sua lista de amigos foi
expandida para 1000 pessoas.
DATA
Segundo a Microsoft, o Xbox One vai estar disponível “ao redor do mundo
ainda neste ano”. A aposta é que, como costuma acontecer com os grandes
lançamentos do mercado, isso aconteça entre novembro e dezembro. Isso,
claro, nos EUA. E no Brasil? Isso a gente ainda não sabe.
PREÇO
Como era de se esperar, a Microsoft ficou de bico calado em ao preço
de seu novo console. Provavelmente teremos informações mais claras a
respeito do tópico na E3 deste ano.
Pode parecer bizarro, mas o Xbox One já entrou em pré-pré-venda na Amazon. Esse pessoal é muito apressado, não?
(via Kotaku)